Projeto IntegraCAR inicia atividades com capacitação das equipes
Servidores do Ifes, do Idaf e da Seger participam de formação na Cidade da Inovação.
O projeto IntegraCAR — Integração do Cadastro Ambiental Rural no Estado do Espírito Santo iniciou suas atividades nesta segunda-feira (1º) com uma formação voltada aos profissionais que atuarão no projeto, reunindo mais de 50 servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos do Estado do Espírito Santo (Seger).
O projeto IntegraCAR tem como objetivo a análise e validação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), além do desenvolvimento de soluções tecnológicas para gestão de dados espaciais. As atividades serão realizadas por mais de 250 estudantes de diversos cursos dos campi de Alegre, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Ibatiba, Itapina, Linhares, Montanha, Nova Venécia, Piúma, Santa Teresa, Serra e Vitória; em parceria com as equipes do Idaf e da Seger.
O IntegraCAR é vinculado ao Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão e ao Desenvolvimento Tecnológico das Políticas de Inovação na Gestão, de Transformação Digital, de Gestão Administrativa Corporativa do Governo do Estado do Espírito Santo, o Inova Seger. O projeto visa contribuir para a gestão sustentável do território capixaba, regularização fundiária e recuperação de áreas degradadas.
A abertura dos trabalhos contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva; da reitora eleita do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos; do diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas; da especialista em Política Pública e Gestão Ambiental da Seger, Tatiana Freitas Spadetto; do coordenador do Projeto IntegraCAR, Salomão Martins de Carvalho Junior; do coordenador técnico de TI do projeto, Edilson Luiz do Nascimento; e do coordenador técnico de Geoprocessamento do projeto, Guilherme Gonçalves Coswosk.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Ifes, André Romero da Silva, contou o histórico da iniciativa, que foi uma demanda do Idaf para o Ifes. E destacou a dimensão do projeto para o estado. “É um projeto que envolve diversos campi e, hoje, é o maior projeto de ação de pesquisa e extensão vinculado à Fapes", informou. A reitora eleita do Ifes, Adriana Pionttkovsky Barcellos, ressaltou como o IntegraCAR conversa com o trabalho do Ifes de conexão com os territórios e com o desenvolvimento dos arranjos produtivos locais. “Também é uma grande oportunidade que junta poder público, academia, estudantes e seus processos formativos com responsabilidade social e ambiental. Essa iniciativa representa muito para os nossos estudantes, eles não sairão os mesmos ao final do projeto, e esse também será um legado do IntegraCAR", acrescentou.
“Esse é um projeto audacioso para um desafio gigante", afirmou o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas. De acordo com ele, o Espírito Santo está à frente de outros estados na implementação do CAR no Brasil, tanto por inscrição quanto por validação. “Nosso objetivo é chegar mais perto de 100% de cadastros realizados para passar a fase mais importante: a regularização ambiental das propriedades rurais", explica.
Tatiana Freitas Spadetto, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), destacou que o IntegraCAR faz parte do Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão e ao Desenvolvimento Tecnológico das Políticas de Inovação na Gestão, de Transformação Digital, de Gestão Administrativa Corporativa do Governo do Estado do Espírito Santo, o Inova Seger. “Esse é um programa voltado para políticas públicas em inovação e transformação digital, incentivando a pesquisa e inovação", ressalta.
O coordenador do IntegraCAR, Salomão Martins de Carvalho Junior, afirmou que o projeto conta com uma equipe diversificada e altamente qualificada. “O projeto reforça o papel do Ifes de formar pessoas e de mudar a vida das pessoas", declarou. “Estamos aqui hoje assumindo um compromisso com os estudantes, com o Ifes, o Idaf e a Seger, esse é um trabalho importante para a sociedade", acrescentou.
A capacitação continua até sexta-feira (5) na Cidade da Inovação, em Vitória. Durante a semana, os participantes terão aulas relacionadas à legislação, ao software utilizado para cadastro e também terão estudos de casos de processo reais.
CAR
O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, estabelecido pelo Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012). Ele integra informações ambientais das propriedades e posses rurais, incluindo dados sobre Áreas de Preservação Permanente (APP), Reservas Legais e remanescentes de vegetação nativa. O CAR serve como base para o controle, monitoramento e planejamento ambiental, auxiliando no combate ao desmatamento e na promoção do desenvolvimento rural sustentável. Além disso, a inscrição no CAR é requisito para acesso a benefícios como crédito rural e regularização ambiental. (Fonte: Governo do Estado)
Redes Sociais