Página inicial > Notícias > Ifes conquista nota 4 em indicador qualidade na educação superior

Ifes conquista nota 4 em indicador qualidade na educação superior

Publicado: Sábado, 13 de Abril de 2024, 11h13 | Última atualização em Sábado, 13 de Abril de 2024, 11h13

Resultado do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) foi divulgado pelo Inep.

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) conquistou nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice mede a qualidade da educação superior e a escala vai de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. Os conceitos 4 e 5 são considerados de qualidade.

Os resultados foram divulgados na terça-feira (2) e se referem ao ciclo avaliativo de 2022 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O Inep detalhou informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); do Conceito Preliminar de Curso (CPC); e do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Eles integram o conjunto de procedimentos e instrumentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Conceito Enade, que também faz parte desta cesta de indicadores, foi divulgado em outubro de 2023.

"É um excelente resultado e é importante destacar que mantivemos o conceito 4, que é considerada uma nota muito boa pelo Ministério da Educação (MEC)", afirmou o diretor de Graduação do Ifes, Aldieris Braz Amorim Caprini. "Neste mesmo ciclo, já havíamos alcançado ótimas notas no Enade", complementou. Na edição de 2022, foram avaliados os bacharelados em Administração, dos campi Barra de São Francisco, Centro-Serrano, Colatina, Guarapari e Venda Nova do Imigrante; e o curso superior de Tecnologia em Logística, do Campus Viana.

Indicadores
Para os cálculos de cada instituição são usados os resultados do Enade, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Censo da Educação Superior e da Avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), apresentados no ano de 2022.

O IGC é o resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC (cursos de graduação) e dos conceitos Capes dos cursos de programas referentes às pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. O CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes no Enade; valor agregado pelo curso à formação do estudante; corpo docente (número de mestres e doutores); e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. Já o IDD corresponde ao valor agregado pelo curso, considerando os resultados dos estudantes no Enade, ao fim da graduação; e o desempenho, no Enem, dos mesmos estudantes quando eram ingressantes na educação superior.