Página inicial > Notícias > Estudantes do Ifes podem cursar graduação no Instituto Politécnico de Bragança

Estudantes do Ifes podem cursar graduação no Instituto Politécnico de Bragança

Publicado: Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 10h24 | Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 10h24

Edital oferece 20 vagas para alunos concluintes de cursos técnicos integrados.

A Assessoria de Relações Internacionais do Ifes (Arinter) divulgou edital para seleção de estudantes para fazer a graduação no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O processo seletivo é destinado aos alunos que estejam concluindo cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no Ifes no ano de 2023. Acesse o edital.

As inscrições deverão ser realizadas até 29 de dezembro, por meio do envio dos documentos necessários para o e-mail ipbselecaoem2023@ifes.edu.br. Para se inscrever, o candidato deve ter sido aluno do Ifes no ano letivo 2023 na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio; ter concluído o Ensino Médio e o Técnico até o fim do ano letivo de 2023; e possuir nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com pontuação superior a 600, obtida através de qualquer exame realizado entre os anos de 2021 e 2023.

O edital faz parte das ações empreendidas pelo convênio de cooperação internacional entre as instituições, com o objetivo de oportunizar aos discentes concluintes dos cursos técnicos do Ifes o ingresso nas graduações no IPB. As despesas com matrícula e anuidade do IPB, passagens aéreas, translados terrestres, seguro saúde, emissão de passaporte brasileiro, obtenção de visto português, despesas com moradia e alimentação em Bragança, entre outras despesas, serão de responsabilidade dos estudantes.

O IPB disponibiliza um total de 20 vagas, sendo duas vagas para cada um dos seguintes cursos: Engenharia Agronômica; Engenharia Civil; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia Informática; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Zootécnica; Engenharia e Gestão Industrial; Biologia e Biotecnologia; e Gestão e Administração Pública. O início das aulas está previsto para setembro de 2024.

A seleção dos candidatos será realizada pela Arinter que classificará os candidatos pela ordem decrescente da nota final (média) obtida no Enem do ano selecionado pelo estudante. O Ifes, por meio da Arinter, será responsável pela recepção dos documentos exigidos pelo edital e posterior encaminhamento dos processos de candidatura dos seus estudantes para o IPB. A divulgação dos resultados será no dia 23 de fevereiro de 2024.

Acesse o edital.