Página inicial > Notícias > Ifes vai ter canal de rádio educativa FM

Ifes vai ter canal de rádio educativa FM

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 13h12 | Última atualização em Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 13h12

Acordo de Cooperação para operação de frequência em Vitória foi assinado nesta quarta-feira (6) com a EBC.

WhatsApp Image 2023 12 06 at 15.03.54

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) firmou um Acordo de Cooperação com a Empresa Brasil de Comunicações (EBC) visando a implementação de uma emissora para prestação de serviços de radiodifusão sonora, na modalidade frequência modulada (FM), em Vitória - ES.

A cerimônia de assinatura aconteceu nesta quarta-feira (6), no Palácio do Alvorada, em Brasília. Outros 15 Institutos Federais de todo o país também celebraram acordos com a EBC, para operação de canais em mais 48 cidades. A EBC também assinou um protocolo de intenções com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) para ampliar essas adesões, viabilizando o licenciamento de mais canais.

53380304203 1ef9fd8958 c

As emissoras integrarão a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), formada por emissoras de TV e rádio que atuam por todo país, propiciando cultura e informação para milhões de brasileiros. Atualmente, segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a RNCP é a quinta maior rede de radiodifusão do país, com 72 emissoras de TV e 41 estações de rádio em pleno funcionamento. Essas emissoras retransmitem parte da programação da TV Brasil e das rádios da EBC.

"Estamos promovendo o maior movimento de expansão na Rede Nacional de Comunicação Pública da história da EBC", destacou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Segundo o reitor do Ifes, Jadir Pela, o acordo é um marco importante para fortalecer a comunicação pública no Espírito Santo. "O rádio é a mais democrática das plataformas, chegando em todos os lugares de forma gratuita. Vamos nos somar à rede pública de comunicação, para oferecer informações e entretenimento com a qualidade Ifes", comemorou.

O reitor destacou ainda a ampliação das possibilidades educativas da Instituição. "Pretendemos atingir novos públicos com ensino, pesquisa e extensão, multiplicando nossa atuação na ciência, na tecnologia, na inovação, no empreendedorismo, na cultura e economia criativa, e nas demais áreas em todos os campi. Vai ser um grande reforço para a relação do Ifes com a sociedade, dando voz para nossos projetos e ações", disse.

WhatsApp Image 2023 12 07 at 10.52.56

A próxima fase do plano de trabalho é a disponibilização do canal para o Ifes, pela EBC, após entendimento com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). A definição da frequência é condicionante para aquisições de equipamentos e serviços. O prazo para a nova emissora entrar em operação é de até 2 anos.

Com colaboração de informações da Agência Brasil

Com imagens de Moacir Evangelista/Conif