Página inicial > Notícias > Seminário Interdisciplinar de Economia Rural do Ifes Campus Itapina – Edição 2023/2

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 07h18 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 07h18
imagem sem descrição.

Aconteceu no dia 28/11/2023 o Seminário Interdisciplinar de Economia Rural do Ifes Campus Itapina – Edição 2023/2, com o tema Economia Agrícola e Desenvolvimento Regional, desenvolvido pelos estudantes matriculados na disciplina Economia Rural, dos cursos de bacharelado em Agronomia e Zootecnia e Licenciatura em Ciências Agrícolas, ministrada pelo Professor José Claudio Valbuza.

Para Professor Valbuza, a atividade encerra mais um ciclo de formação dos estudantes, entregando para a sociedade várias pesquisas aplicadas e contextualizadas nas diversas cadeias produtivas do agronegócio, considerando sempre os desafios e oportunidades dos municípios de origem das famílias dos alunos.

Foram apresentados os seguintes trabalhos:

.Café conilon consorciado com bananeira no município de Montanha/ES.

.Os desafios da produção de café conilon no noroeste do ES.

.Estudo do potencial de produção na cultura da banana da terra em Colatina/ES.

.A importância do PCP na Agricultura Familiar.

.As dificuldades para a produção de café especial na Agricultura Familiar.

.A economia dos alimentos orgânicos: uma revisão das oportunidades e desafios para agricultores e consumidores.

.Soja: uma abordagem abrangente.

.Aplicação do melhoramento genético em bovinos.

Atuaram como avaliadores das apresentações os(a) servidores(a): : Cassiano Perini Gujanwski, Marciano Kaulz, Nilson Nunes Morais Junior, Larrissa Haddad Souza Vieira e Wendel Miquele de Almeida; contribuíram também com a organização os estudantes monitores da disciplina, Bruno Silva Bruni, Marcos Delboni Scárdua, Bruna De-bruym Pomuchenq e Luísa Scárdua Dalmonech.

Segundo Professor Valbuza, buscando contribuir com a disseminação das pesquisas e valorização dos estudantes e servidores autores, também está sendo organizada a primeira edição do e-book “Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural”, sob a orientação da bibliotecária do Ifes Campus Itapina, Julia Schettino Jacob dos Santos no qual todos os artigos produzidos pelos estudantes que cursaram a disciplina, desde a primeira turma, serão convidados a publicarem.

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Marcela Alvina Pereira Groberio