Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Dia da Consciência Negra: confira as atividades programadas nos campi do Ifes
Início do conteúdo da página

Dia da Consciência Negra: confira as atividades programadas nos campi do Ifes

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 15h35 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 20h07

Ações visam a reflexão sobre o racismo e a diversidade étnico-racial.

Nesta segunda-feira (20) é o Dia da Consciência Negra. A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, último líder do quilombo dos Palmares. Em função da data, são realizadas, ao longo do mês de novembro, diversas ações relacionadas à reflexão sobre o racismo e a diversidade étnico-racial.

No Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a temática está em debate nos campi por meio de palestras, rodas de conversa e oficinas, entre outras atividades. Confira a programação:

Campus Barra de São Francisco
De 22 a 24 de novembro, o campus promoverá palestra, oficinas e rodas de conversa.A programação será no período vespertino, de 13h às 16h30, e inclui ainda recital de poesias, apresentações musicais e de dança. Inscrições para rodas de conversa e oficinas pelo link: bit.ly/semanacn23.

Campus Cachoeiro de Itapemirim
As atividades foram inseridas na programação da 7ª Jornada de Integração e na XII Jacitec, de 21 a 24 de novembro. Inclui roda de conversa, palestra, exposições e cine debate.

Campus Cariacica
A programação acontece a partir desta segunda (20) até quarta-feira (22), com palestra, apresentação de dança afro, oficina de maculelê, exibição de documentários e apresentações culturais. As atividades são realizadas pelo Neabi, Cras e Grêmio.

Campus Itapina

O VI Colóquio Neabi terá como tema "Os 20 anos da Lei 10.639: os desafios da Educação Antirracista". As atividades tiveram início nesta segunda-feira (20) e vão até quarta (22), com palestras, oficinas, murais interativos e feirinha organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). As inscrições para participar das oficinas devem ser feitos pelo link: forms.gle/4mmGVw6H5wJXykHy6.

Campus Nova Venécia
O evento organizado pelo campus tem como tema "Sou negro na pele, na alma, na voz e na luta!". A programação teve início no sábado (18) e continua até quinta-feira (23), com oficinas, apresentações culturais, teatro, exibição de curta-metragens e mesas-redondas.

Campus Piúma
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) promoveu um evento de Práticas Interculturais, em alusão ao mês da Consciência Negra, no dia 11 de novembro. A atividade contou com a apresentação de uma orquestra de berimbau e a troca de experiências sobre ritmos na capoeira, além de oficinas de turbante, ervas medicinais, pratos típicos afro-indígenas e confecção de máscaras africanas.

Campus São Mateus

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do campus realiza, no dia 25 de novembro, evento para abordar a cultura, as conquistas e a luta da população negra no Brasil e no mundo. A programação conta com apresentação de dança, oficinas e rodas de conversa.

Campus Venda Nova do Imigrante
O Neabi programou atividades de segunda (20) até quarta-feira (22). Estão previstos lançamento de livro, rodas de conversa, oficina e a palestra "Racismo Estrutural e as lutas antirracistas", com a professora Heloisa Ivone da Silva de Carvalho (NegraHELÔ).

*Atualizado em 21/11/2023

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - ACS - Ifes - Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página