Página inicial > Notícias > Estudantes das Licenciaturas do Ifes Campus Itapina apresentam trabalhos em eventos nacionais

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 11h08 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 11h08

Trabalhos acadêmicos dos estudantes dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Agrícolas e Pedagogia são aprovados em eventos nacionais.

Os estudantes apoiados pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Itapina, no âmbito dos Cursos de Licenciaturas em Ciências Agrícolas e Pedagogia, demonstraram excelência acadêmica ao terem seus trabalhos aprovados em dois prestigiados eventos: a X Semana de Arte e Cultura do Ifes Campus Colatina e o VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como o VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS).

Os discentes conquistaram posição de destaque na X Semana de Arte e Cultura do IFES Campus Colatina, apresentando pesquisas e projetos que retratam a relevância da diversidade cultural local e suas interseções com o meio agrícola, aprendizagem, vivências, meio ambiente e a valorização da produção popular. Os trabalhos aprovados foram:

• VIVÊNCIAS CULTURAIS, TURISTICAS E PEDAGÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE IMERSÃO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS DAS LICENCIATURAS DO IFES CAMPUS ITAPINA. Autores: Rafi da Rosa Almeida, Thiago Sampaio Guese, Nathália Alexandre Oliveira e Ana Carla Nunes Pereira.
  • O OFÍCIO DAS BENZEDEIRAS COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESPÍRITO SANTO. Autores: Rúbia Carla Buzzato e Ana Carla Nunes Pereira.
  • TRADIÇÃO, DEDICAÇÃO, CULTURA POPULAR E AFETO: AS OLARIAS COMO HERANÇAS CULTURAIS E FAMILIARES NO MUNICÍPIO DE BAIXO GUANDU-ES. Autores: Mainara Augustinho Monteiro, Kayo Machado de Araújo e Ana Carla Nunes.
  • O CINECLUBE VENDO VOZES COMO PROMOÇÃO DA CULTURA SURDA DO ESPÍRITO SANTO: RELATOS DA EXPERIÊNCIA DE UM CINECLUBISTA. Autores: Leonan Miguel Dueles Rocha, Karla Percília da Silva Fortes e Ana Carla Nunes Pereira.
  • A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NA INFÂNCIA COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NOS PROJETOS DO HOTELZINHO APRENDER BRINCANDO DE BAIXO GUANDU-ES. Autores: Tainá Roberta Evangelista da Silva e Ana Carla Nunes Pereira.
  • A CULTURA DE ITAPINA E A EDUCAÇÃO: FeNaViola COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA. Autores: Ana Carolina Sylvestre e Ana Carla Nunes Pereira.
  • ITAPINA QUE ENCANTA: RELATOS DA IMPORÂNCIA TURÍSTICA, HISTÓRICA E CULTURAL DO DISTRITO MAIS CHARMOSO DE COLATINA. Autores: Stefany Chagas Rocha e Ana Carla Nunes Pereira.
  • COMPREENDENDO O TURISMO, A HISTÓRIA E A CULTURA DE SÃO PEDRO FRIO, ATRAVÉS DO OLHAR DE UMA MORADORA LOCAL. Autores: Vanessa Mendes dos Santos Egert, Luan Leonério Pancieri e Ana Carla Nunes.
  • A FEIRA MUNICIPAL DE COLATINA: ABRIGO DE HISTÓRIA E MEMÓRIAS. Autores: Ana Carla Nunes Pereira, Hebert Brzesky Viana da Silva e Rúbia Carla Buzzato.

No VII Encontro Nacional de NEAB, NEABI e Grupos Correlatos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que ocorrerá nas dependências do Instituto Federal de Minas Gerais (IF Sudeste MG) - Campus São João del-Rei, nossos discentes participam também com trabalhos do VII Encontro de Relações Raciais e Sociedade (VII ENNEABI e VII ERAS). Os trabalhos acadêmicos apresentados abordaram questões sociais, culturais e históricas, com ênfase na promoção da igualdade, valorização da diversidade étnica e o papel do ensino agrícola participativo no contexto social. Os trabalhos aprovados foram:

• CONCEPÇÕES ACERCA DA DISCRIMINAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR. Autores: Thiago Sampaio Guese, Ubaldo Guimarães De Britto Souza, Cleidiane Furtado Ferreira, Neide Barbosa Ferreira e Geovane da Silva Pessoa.
  • NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI): UM ESPAÇO DE POLITIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO, AFIRMAÇÃO E DISCUSSÃO ÉTNICO-RACIAL NO IFES CAMPUS ITAPINA-ES. Autores: Karla Percília da Silva Fortes, Ana Carla Nunes Pereira, Carla Rejane de Paula Barros Caetano, Elisângela Madeira Coelho e Kátia Silene Zorthêa.

Segundo Karla Percília da Silva Fortes "As participações dos alunos do Ifes Campus Itapina nesses eventos nacionais reforçam o compromisso do NEABI e dos licenciandos em promover a inclusão, a valorização das culturas afro-brasileira e indígena, e o respeito à diversidade étnica em todas as áreas do conhecimento."

Parabenizamos os discentes e as professoras orientadoras: Ana Carla Nunes e Kátia Silene Zôrthea pela dedicação e empenho. Desejamos que esses eventos inspirem outras iniciativas que promovam o conhecimento, a cultura e o respeito às diferenças em nossa comunidade escolar.

Saiba mais em sobre a X Semana de Arte e Cultura (X SAC), do Ifes - Campus Colatina, (Colatina - ES) em https://www.ifes.edu.br/agenda-de-eventos/70-x-semana-de-arte-e-cultura-do-campus-colatina

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Luara Carolinne Veloso Silva / Marcela Alvina Pereira Groberio

ccse.itapina@ifes.edu.br