Página inicial > Notícias > De Itapina à pós-graduação: a estudante que passou em primeiro lugar em programas renomados.

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2023, 09h54 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 09h56

Ana Beatriz

Estudante do Campus Itapina é aprovada em três programas de mestrado

Ana Beatriz Mamedes Piffer estudante do ifes Campus Itapina foi aprovada em primeiro lugar em três programas de mestrado muito conceituados no país, sendo eles: Programa de Pós-Graduação em Entomologia - Universidade Federal de Viçosa conceito CAPES 7, Programa de Pós-Graduação em AGRONOMIA (Entomologia Agrícola) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” conceito CAPES 5 e Pós-Graduação em Agronomia - Universidade Federal Do Espírito Santo conceito CAPES 4.

Ana Beatriz fez a difícil escolha de selecionar apenas um e optou pelo programa da Universidade Federal do Espírito Santo Campus Alegre na Pós-Graduação em Agronomia “… Escolhi o curso baseado na minha área de interesse, na qualificação do orientador, nas oportunidades e parcerias já firmadas em comum acordo. Acredito que uma excelente qualificação está entrelaçada com o esforço da pessoa para alcançar seus objetivos.”

Ana foi estagiária voluntária no Laboratório de Entomologia e Acarologia do Campus Itapina, bolsista de Iniciação Científica por quatro anos durante o curso de agronomia e ainda foi monitora de diversas disciplinas. “… Acredito que participar desses momentos contribuiu muito no meu crescimento pessoal e profissional, em termos de trabalho em equipe, atividades de liderança e desenvolvimento de habilidades de inteligência emocional.”

O preparo durante todo o curso foi árduo e crucial para que no último semestre antes da prova do mestrado Ana estivesse preparada para uma rotina de estudos relacionados às possíveis matérias do mestrado, a escrita e publicações de 6 artigos científicos, que em suas palavras, foram fundamentais para obter a pontuação necessária e consequentemente o primeiro lugar.

Ana Beatriz vem trilhando seu extenso caminho de realizações em instituições federais desde o ensino médio, a futura mestranda terminou o técnico em meio ambiente integrado, em 2016 no ifes Campus Santa Teresa e ao início do mês de agosto participará da colação de grau do curso de agronomia do Campus Itapina

Toda essa jornada só aumentou o desejo de continuar com os estudos em um instituto federal com um objetivo claro de retornar um dia, já com doutorado, para lecionar! “Meu maior sonho é voltar ao IF (instituto federal) como professora e incentivar aos meus alunos a viver todas as coisas boas que o curso pode oferecer… Assim como eu fui apoiada e incentivada, eu quero fazer a diferença na vida de outras pessoas e ser luz para elas também.”

Ao ser perguntada se poderia dar algum conselho para os estudantes de agronomia, Ana Beatriz pontuou com palavras de perseverança e apoio. “Eu diria para eles se manterem firmes e aproveitarem as oportunidades que o campus e o curso oferecem. Não só o de Agronomia, mas todos os cursos que o campus tem. As dificuldades fazem parte do caminho, elas nos ensinam a crescer e adquirir novas habilidades que com toda certeza serão úteis no futuro profissional. Diria que se sintam sempre incomodados de forma profissional, porque isso poderia levá-los a sair da zona de conforto e alcançar todos os sonhos que eles têm. O campus é incrível e tem muito a oferecer, a qualidade do nosso ensino é excelente e posso dizer com propriedade porque já estudei fora do país e vi que somos muito bem ensinados.  Contudo, todas essas oportunidades não vão acontecer se não houver empenho e dedicação do próprio aluno.”

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira /  Luara Carolinne Veloso Silva / Marcela Alvina Pereira Groberio

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: Marcela Alvina Pereira Groberio