Página inicial > Notícias > Nepgens realiza atividades no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Nepgens realiza atividades no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+

Publicado: Sexta, 14 de Julho de 2023, 07h56 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 08h28

Na quarta-feira, dia 28 de junho de 2023, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades do Ifes Itapina (Nepgens) promoveu um ato simbólico musical em alusão ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, para refletir sobre os desafios e conquistas do movimento em prol do respeito à diversidade sexual e de gênero e contrário à LGBTfobia, à transfobia e demais situações de preconceito e discriminação de gênero.

Foram cantadas músicas de artistas pertencentes à Comunidade LGBTQIAPN+, contando com a participação de estudantes e servidores(as) do Ifes Itapina. O Núcleo também preparou um mural informativo sobre o tema.

Segundo a professora Dayane Souza, coordenadora do Nepgens Itapina, O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+ é celebrado anualmente em 28 de junho em todo o mundo em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta dessa comunidade por direitos: o dia da Rebelião de Stonewall, em 1969, movimento de revolta da Comunidade LGBT contra uma série de invasões e represálias da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por homossexuais.

"Daquela época para cá, as conquistas da Comunidade LGBTQIAP+ se ampliaram, mas os desafios ainda são muitos. No contexto da escola, abordar esse tema é fundamental para construirmos um espaço escolar acolhedor, respeitoso, sadio para o bom desenvolvimento estudantil, em que o preconceito e a discriminação de qualquer natureza não devem fazer parte. Infelizmente, a LGBTfobia, as desigualdades de gênero e o bullying relacionado a esses temas ainda estão muito presentes na escola, e é dever de uma instituição educacional promover a consciência, o respeito mútuo e a boa convivência de todas as pessoas nesse espaço, já que a educação é um direito constitucional e universal. Esses são os objetivos do Nepgens e o que motivou esse ato simbólico de reflexão e celebração da diversidade", esclareceu a coordenadora.

O evento foi realizado no Pátio do Prédio Pedagógico no horário do almoço. Foi coordenado pelas professoras Dayane Souza e Raquelli Natale, coordenadoras do Nepgens, e contou com a presença da Coordenadora Geral de Ensino, prof.ª Mariana Motta, representando a gestão do Campus. Destaques para a bela leitura da poesia “Morrer por ti”, de Emily Dickinson, realizada pela estudante Maria Vitória Zanoni, e a participação do prof. Marcelo Durão, que conduziu brilhantemente com voz e violão as músicas apresentadas, com colaboração nos vocais das/os professoras/es Bárbara Queiroz, Kátia Zorthêa, Renata Santos, Rosinei Vieiras, Dayane Souza, Raquelli Natale, Elisa Carvalho e Mariana Motta. Uma das músicas apresentadas, por exemplo, foi a de Renato Russo, “Tempo perdido”.

O Nepgens Itapina agradeceu a importante colaboração das/os estudantes Lívia Ribeiro, Lívia Cecato, Júlia Lacerda, Júlia Dutra, Raul Passos, Maria Vitória Zanoni, Maysa Inácio, Geysiane Ferreira, Mayara Domicini e Evandro na confecção do mural informativo, nos registros do evento e demais colaborações.

Para mais informações sobre o Nepgens basta entrar em contato pelo e-mail: nepgens.ita@ifes.edu.br

Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Luara Carolinne Veloso Silva / Marcela Alvina Pereira Groberio

ccse.itapina@ifes.edu.br