Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campus Itapina divulga datas acadêmicas para o semestre letivo de 2023/2
Início do conteúdo da página

Campus Itapina divulga datas acadêmicas para o semestre letivo de 2023/2

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 08h12 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 13h08
imagem sem descrição.

Procedimentos acadêmicos iniciam a partir do dia 12/07.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Ifes Campus Itapina informa aos estudantes que o período para a realização de procedimentos acadêmicos referente ao ano/semestre letivo de 2023/2 tem início na próxima semana. O alerta é válido para todos os estudantes dos cursos superiores de graduação - bacharelados e licenciaturas - e também para os estudantes matriculados no curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente.

Os procedimentos acadêmicos estão estipulados em calendário que foi publicado no mês de janeiro. Nenhuma data foi alterada. Clique aqui e acesse a página dos calendários acadêmicos. 

A novidade deste semestre letivo (2023/2) fica por conta da segregação de procedimentos acadêmicos entre estudantes calouros e veteranos. A coordenadora de Registros Acadêmicos, Virginia Morelato Mondoni explica que "excepcionalmente, no ano de 2023, foram construídos dois calendários acadêmicos distintos para os cursos superiores, sendo um para estudantes calouros e outro para veteranos". Por isso o estudante deve ficar atento à data do seu procedimento acadêmico.

Os procedimentos acadêmicos são solicitações que os estudantes podem, ou quando for o caso, devem solicitar junto à Instituição. Todos os procedimentos estão descritos no Regulamento da Organização Didática dos cursos, popularmente chamado de Rod e as datas definidas em calendário letivo. Os estudantes que tiverem dúvidas, quanto aos procedimentos, deverão consultar o Rod. Lembrando que há um Rod específico para cursos técnicos e outro específico para cursos superiores. Clique aqui, você terá acesso à página dos Regulamentos de Organização Didática.

Todas essas solicitações poderão ser realizadas presencialmente na Coordenadoria de Registros Acadêmicos - CRA do Campus Itapina localizada na entrada principal do prédio pedagógico ou eletronicamente, via formulário eletrônico.

A CRA, durante o período de férias acadêmicas, - 10/07/2023 a 23/07/2023 - funcionará de segunda a sexta-feira das 07h às 16h. É a unidade administrativa responsável por protocolar, despachar e executar esses procedimentos junto à Direção de Ensino - Diren. Você poderá entrar em contato com a CRA pelo e-mail: cra.ita@ifes.edu.br ou pelo telefone: 27-3723-1244.

A CRA orienta que alguns procedimentos acadêmicos descritos nesta reportagem não são obrigatórios. Em caso de dúvida, o estudante deverá procurar a sua coordenadoria de curso ou a CRA para maiores exclarecimentos. Poderão participar estudantes devidamente matriculados no campus Itapina e estudantes de outros campi do Ifes com interesse em proceder à transferência para Itapina.

 

Procedimentos acadêmicos para curso técnico subsequente

Os estudantes dos cursos técnicos poderão requerer as seguintes solicitações:

-> Prestação alternativa em decorrência de guarda religiosa => 17/07/2023 a 19/07/2023;

-> Trancamento de matrícula => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Reabertura de matrícula => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Reintegração de matrícula => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Mudança de campus => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Mudança de curso => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Mudança de turno => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Mudança de modalidade de curso => 24/07/2023 a 27/07/2023;

-> Transferência de outras instituições => 24/07/2023 a 27/07/2023;

Atenção:

Os formulários eletrônicos só estarão disponíveis para acesso no período definido no calendário acadêmico.

Procedimentos acadêmicos para cursos de graduação - CALOUROS

Os estudantes dos cursos de graduação poderão requerer as seguintes solicitações:

-> Reabertura de matrícula => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Reintegração de matrícula => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Mudança de campus => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Mudança de curso => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Prestação alternativa em decorrência de guarda religiosa => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> 1ª Etapa de Matrícula => 26/07/2023 a 27/07/2023 via sistema acadêmico;

-> 2ª Etapa de Matrícula => 29/07/2023 a 30/07/2023 via sistema acadêmico

-> 3ª Etapa de Matrícula => 01/08/2023 a 03/08/2023 via formulário acadêmico. 

-> Trancamento de matrícula => 07/08/2023 a 09/08/2023 via formulário eletrônico;

ATENÇÃO: 

Os estudantes que ingressaram no Campus Itapina através do edital de Transferência Facultativa e Novo Curso, deverão realizar sua matrícula em componentes curriculares obrigatórios e/ou optativos na terceira etapa de matrícula.

As matrículas intercampi no campus Itapina para o semestre de 2023/2, serão realizadas na terceira etapa de matrícula.

Os estudantes provenientes de reintegração de matrícula, mudança de curso, mudança de campus e reabertura de matrícula, deverão realizar sua matrícula em componentes curriculares obrigatórios e/ou optativos na terceira etapa de matrícula.

A terceira etapa de matrícula destina-se ao cancelamento de matrícula em componentes curriculares, ao atendimento de matrículas intercampi, à reintegração de matrícula e aos discentes ingressantes nas modalidades mudança de curso, novo curso e transferência, devendo ocorrer até o final da segunda semana de aulas.

Os formulários eletrônicos só estarão disponíveis para acesso no período definido no calendário acadêmico.

 

Procedimentos acadêmicos para cursos de graduação - VETERANOS

Os estudantes dos cursos de graduação poderão requerer as seguintes solicitações:

-> Requerimento de colação de grau regular - CRA => 12/07/2023 a 14/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Reabertura de matrícula => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Reintegração de matrícula => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Mudança de campus => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Mudança de curso => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> Prestação alternativa em decorrência de guarda religiosa => 17/07/2023 a 19/07/2023 via formulário eletrônico;

-> 1ª Etapa de Matrícula => 15/07/2023 a 18/07/2023 via sistema acadêmico;

-> 2ª Etapa de Matrícula => 20/07/2023 a 23/07/2023 via sistema acadêmico

-> 3ª Etapa de Matrícula => 25/07/2023 a 27/07/2023 via formulário acadêmico.

-> Trancamento de matrícula => 07/08/2023 a 09/08/2023 via formulário eletrônico;

ATENÇÃO: 

Os estudantes que ingressaram no Campus Itapina através do edital de Transferência Facultativa e Novo Curso, deverão realizar sua matrícula em componentes curriculares obrigatórios e/ou optativos na terceira etapa de matrícula.

As matrículas intercampi no campus Itapina para o semestre de 2023/2, serão realizadas na terceira etapa de matrícula.

Os estudantes provenientes de reintegração de matrícula, mudança de curso, mudança de campus e reabertura de matrícula, deverão realizar sua matrícula em componentes curriculares obrigatórios e/ou optativos na terceira etapa de matrícula.

A terceira etapa de matrícula destina-se ao cancelamento de matrícula em componentes curriculares, ao atendimento de matrículas intercampi, à reintegração de matrícula e aos discentes ingressantes nas modalidades mudança de curso, novo curso e transferência, devendo ocorrer até o final da segunda semana de aulas.

Os formulários eletrônicos só estarão disponíveis para acesso no período definido no calendário acadêmico.

 

Saiba Mais

Clique aqui para acessar o Regulamento da Organização Didática - ROD

Clique aqui para acessar os Calendários Acadêmicos 

 

Formulários

Clique aqui para acessar o formulário de terceira etapa de matrícula. 

Clique aqui para acessar o formulário de prestação alternativa de guarda religiosa dos cursos técnicos

Clique aqui para acessar o formulário de procedimentos dos cursos superiores

Clique aqui para acessar o formulário de trancamento de matrícula dos cursos superiores. 

Clique aqui para acessar o formulário da 3ª etapa de matricula

 Clique aqui para acessar o formulário da 3ª etapa de matricula para calouros.

Clique aqui para acessar o formulario de trancamento de matricula.

Contatos

Para maiores informações entre em contato com a coordenadoria de curso, com a Unidade Pedagógica ou com a Unidade de Apoio ao Ensino, por e-mail:

Coordenadoria de Curso de Técnico em Agropecuária - agropecuaria.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Técnico em Alimentos - alimentos.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Técnico em Zootencia - zooi.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Bacharelado em Agronomia - agronomia.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Bacharelado em Zootecnia - zootecnia.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas - lica.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Curso de Licenciatura em Pedagogia - pedagogia.itapina@ifes.edu.br

Coordenadoria de Gestão Pedagógica - cgp.ita@ifes.edu.br

Coordenadoria de Apoio ao Ensino - cae.ita@ifes.edu.br

Coordenadoria de Registros Acadêmicos - cra.ita@ifes.edu.br

*Texto atualizado em 07/07/2023 às 09h.
Coordenadoria de Comunicação Social e Eventos – CCSE

José Emílio Oliveira / Luara Carolinne Veloso Silva

(27) 3723-1216

ccse.itapina@ifes.edu.br

Texto: José Emílio Oliveira

Publicação: José Emílio Oliveira

Revisão: José Emílio Oliveira

Arte: Luara Carolinne Veloso Silva 

registrado em:
Fim do conteúdo da página