Página inicial > Notícias > Campus Itapina participa do Seminário do ForCampo/Conif

Campus Itapina participa do Seminário do ForCampo/Conif

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 13h42 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 21h29
imagem sem descrição.
Campus Itapina foi representado pelos professores Nilson Morais, José Cláudio Valbuza e Fabio Lyrio.

Entre os dias 13 e 15 de junho de 2023 foi realizado no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília - IFB, o II Seminário Nacional de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica organizado pela Coordenação do Fórum de Educação do Campo - ForCampo do CONIF - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A temática deste ano foi "Desafios e Possibilidades da gestão em rede".

O Campus Itapina foi representado pelo Diretor Geral Fabio Lyrio Santos e pelos professores Nilson Nunes Morais Júnior e José Cláudio Valbuza. O professor Nilson foi um dos membros convidados, ao lado de Gaudêncio Frigotto, professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e de Claudio Ortigara, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais da mesa "Trabalho e pesquisa como princípio educativo: Práticas Pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas". Professor Nilson fez um panorama do passado histórico e político das escolas agrícolas, destacando sua transição para o modelo de Institutos Federais. Em seguida, contextualizou os institutos em meio ao cenário geoeconômico atual do Brasil em relação aos outros países do mundo.

A participação do professor Nilson teve como objetivo dar início à discussão para rediscutir as matrizes do ensino do campo, tendo em vista os desafios do gerenciamento da produção da agropecuária em relação às demandas internas e externas e às nvas mudanças tecnológicas. Para ele, os Institutos Federais devem caminhar para o que chamou de "Ensino 4.0", fazendo relação à 4ª Revolução Industrial. Nilson afirma que é preciso não só ter familiaridade com as novas tecnologias de controle biológico e de produção (como inteligência artificial, drones, sistemas automatizados e implementação de biotecnologia), mas também os próprios institutos capazes de produzir e desenvolver essas tecnologias, através de práticas de extensão e da interdisciplinaridade entre a rede.

O professor José Claudio Valbuza representou o Ifes Campus Itapina participando no Eixo 3: Pesquisa de campo como princípio educativo – inovação tecnológica, na atividade “Relatos de Experiências Exitosas”. Professor Valbuza apresentou duas experiências premiadas desenvolvidas nas turmas dos 3ºs anos dos cursos técnicos em agropecuária e em zootecnia integrados ao ensino médio, desenvolvidos pela disciplina de Gestão Agropecuária, intituladas: 1-A hélice tríplice da inovação nos cursos técnicos integrados ao ensino médio na construção de propostas de intervenção para agricultura familiar, premiado na XVII Internacional Triple Helix Conference/2019, tendo como co-autores Everaldo de França, Camila Meneghelli e Thiago V. Stelzer; 2-As informações patentárias como fonte de informação para a formação profissional e tecnológica: O caso do Ifes Campus Itapina, premiada no I Prêmio PI nas Escolas/2022, tendo como co-autores Araken Alves de Lima e Edson Terra Azevedo Filho. O evento, segundo Professor Valbuza, foi um momento de rica troca de experiência e intercâmbio de boas práticas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil.

De acordo com o Diretor Geral Fabio Lyrio Santos, representante do Ifes no ForCampo/Conif, "O Seminário Nacional do ForCampo/Conif é um evento emblemático para a Rede Federal de Educação Profissional. Científica e Tecnológica, no que se refere à Educação do Campo e ao estabelecimento de uma Política de Ensino Agrícola assertiva. Trata-se de uma oportunidade ímpar para os Diretores Gerais dos campi agrícolas da Rede debaterem questões que norteiam a integração das propostas pedagógicas dos campi com a comunidade externa e a territorialidade, o potencial de transformação socioeconômica da sociedade que nossas instituições possuem, e a elaboração de políticas públicas educacionais verdadeiramente sustentáveis".

Sobre o ForCampo

O II Seminário ForCampo é organizado pelo CONIF em parceira com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica - SETEC e pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI do Ministério da Educação - MEC. O evento ocorreu no formato presencial com transmissão simultânea nos canais do Instituto Federal de Brasília no Youtube. A edição de 2023 foi a primeira após o retorno das atividades presenciais pós pandemida da Covid-19.

2023 Forcampo 02

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif e do Instituto Federal de Brasília - Campus Planaltina.