Página inicial > Notícias > Ifes recebe dirigentes de Institutos Politécnicos de Portugal

Ifes recebe dirigentes de Institutos Politécnicos de Portugal

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 08h22
imagem sem descrição.

Encontro tratou de parcerias institucionais para intercâmbio de estudantes e ações conjuntas em diversas áreas.

Os gestores dos campi e da Reitoria do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) receberam, nos últimos dias 13 e 14 de abril, uma comitiva de dirigentes de várias escolas politécnicas de Portugal, liderada pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos de Portugal (CCISP). O encontro com a missão estrangeira teve o objetivo de estreitar os laços de amizade e cooperação entre a rede de Institutos Federais e a rede de instituições lusitana.

Na quinta-feira (13), no auditório do Campus Cariacica, os pró-reitores e diretores-gerais do Ifes apresentaram seus projetos e ações, explicitando as possibilidades de parcerias. Após as boas-vindas da diretora-geral do Campus Cariacica, Jocélia Abreu Barcellos Vargas, o reitor do Ifes, Jadir José Pela, falou sobre as intenções estratégicas da instituição em relação à internacionalização. Pela listou alguns pontos que poderiam avançar já a partir do encontro. “Como combinamos, esta reunião pode trazer encaminhamentos, entre outros, quanto à dupla diplomação de nossos estudantes, formação de professores, inovação e economia do mar”, destacou.

O representante do CCISP, Gonçalo Marques Justino, destacou a parceria que já existe entre os Institutos Politécnicos de Portugal e os Institutos Federais do Brasil, realizada em documentos de cooperação com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF). “Há muitas iniciativas que serão apresentadas neste encontro, como o La Passion, por exemplo”, disse.

Ainda na cerimônia de abertura, Carlos Ramos, Vice-Presidente do Instituto Politécnico do Porto, falou da relação com os institutos federais. “A rede federal é unida, em que as ações se ampliam. Posso assegurar que o Ifes é uma instituição dinâmica, com bastante destaque no Brasil, podendo gerar parcerias em todo o país”, acrescentou.

Portugal 02

Apresentações

Já na sexta-feira (14) foi a vez dos institutos politécnicos apresentarem alguns de seus projetos. A primeira iniciativa foi o Projeto La Passion (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) parte do programa Erasmus + que envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. Em seguida, foi a vez do PPIN (Polytechnics International Network), projeto de liderado pelo Instituto Politécnico do Porto que envolve 14 instituições politécnicas portuguesas. Também as representantes dos institutos politécnicos de Viseu e Leiria, Susana Amarante e Dina Amaro, apresentaram as possibilidades de mobilidade internacional de estudantes.

A questão das “duplas diplomações” foi o tema apresentado pela professora Anabela Martins, do Instituto Politécnico de Bragança. Martins explicou que a experiência de oferta de duplas diplomações tem demonstrado que o principal desafio não é encontrar as similaridades curriculares, mas reconhecer suas diferenças. “O importante é entender que essas diferenças nas disciplinas são o que há de mais importante na formação dos estudantes. Certificamos competências, e não conteúdos”, explicou.

Ana Paula Vale, professora do Instituto Politécnico Viana do Castelo e a professora Vera Lebres, do Instituto Politécnico de Bragança, apresentaram o Programa Poliempreende, uma plataforma de empreendedorismo para estudantes da rede portuguesa. A Metodologia DEMOLA, que trata da aprendizagem com base em processos de cocriação e o projeto “Link Me Up” também fizeram parte do portfólio de ações apresentadas pelos convidados.

Portugal 03

Cidade da Inovação

Ao final do encontro, os visitantes puderam conhecer a Cidade da Inovação, plataforma de inovação e empreendedorismo do Ifes localizada em Jardim da Penha, em Vitória. O local, onde ficavam os antigos Galpões do IBC, será um espaço para a promoção e dinamização de soluções transformadoras com a sociedade, visando desenvolvimento humano, econômico e sustentável. Isso se dará por meio da articulação do Ifes com outras instituições governamentais, o setor produtivo e a sociedade civil, com forte relação com outros centros de pesquisas, inovação, empresas e universidades de todo o mundo.

Com a colaboração do setor de Comunicação e Eventos do Polo de Inovação Vitória.