Página inicial > Notícias > Campus Itapina realiza Programa de Extensão de Assistência em Vacinação contra a Brucelose

Publicado: Quarta, 20 de Maio de 2020, 21h38 | Última atualização em Quarta, 20 de Maio de 2020, 21h43

Neste ano o Programa de Extensão não teve a participação de estudantes.

Nos dias 12 e 19 de maio de 2020, aconteceu a primeira etapa do Programa de extensão que presta assistência em vacinação contra Brucelose aos produtores locais no entorno do Campus Itapina. 19 produtores foram assistidos com vacinação de 109 bezerras. Infelizmente, devido a situação de suspensão das atividades letivas presenciais os alunos não participaram como protagonistas dessa ação.

O projeto visa promover o cumprimento da legislação de controle sanitário da brucelose pelo produtores rurais no entorno da instituição, garantindo maior segurança ao rebanho do campus que possui certificado de Propriedade Livre de Brucelose e Tuberculose, e oferecer uma complementação pedagógica na forma de capacitação para os alunos, dando-lhes mais uma opção de atuação profissional.

Desde 2015 o curso é organizado pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin, cujo treinamento prático é realizado na forma de assistência aos produtores rurais no entorno do campus.

Segundo a coordenadora do projeto e médica veterinária do campus Itapina Sherrine Queiroz Fermo Andrade, "a Brucelose é uma zoonose cuja vacinação é obrigatória em todo o território nacional e para fazer cumprir a legislação que exige comprovação semestral mediante atestado de vacinação no órgão de defesa oficial. Já o treinamento prático prioriza técnicas de contenção de bezerras visando o bem estar animal e prevenção de acidentes, uso de EPI para manipulação da vacina, marcação a ferro candente e descarte adequado do lixo contaminado".

A Brucelose é uma doença infecciosa grave que constitui uma zoonose. Com o intuito de reduzir o impacto negativo dessa zoonose à saúde humana e animal, foi instituído o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose (PNCEBT). Criado em 2001, o programa estabelece a obrigatoriedade de vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meseses contra a Brucelose. O procedimento de vacinação deve ser realizado por médido veterinário ou vacinador devidamente capacitado e cadastrado no órgão estadual de defesa agropecuária.

O Projeto de extensão é desenvolvido pela Médica Veterinária do Campus Sherrine Queiroz Fermo Andrade, pelo Professor Nilson Nunes Morais Júnior e pelo técnico administrativo Deomar Sérgio Plaster Verdin.

Sherrine 01

Sherrine 02