Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Campus Itapina realiza atividades em homenagem ao dia da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 20 de Novembro de 2020, 14h41 | Última atualização em Sexta, 20 de Novembro de 2020, 14h57

O Tema do III Colóquio do Neabi é "o racismo apaga, a gente reescreve - Lutar, Resistir, Existir.

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi do Ifes Campus Itapina, está promovendo em 2020 seu III Colóquio. O Tema deste ano é "o racismo apaga, a gente reescreve - Lutar, Resistir, Existir". O III Colóquio faz parte das atividades em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. A data foi estabelecida pelo projeto de Lei nº 10.639, no dia 09 de janeiro de 2003. No entanto, somente em 2011 a lei foi sancionada (Lei nº 12.519/2011).

De acordo com a coordenadora do Neabi no Campus Itapina, servidora Elisângela Madeira Coelho, "o tema deste ano traz uma reflexão de como nós, negros e negras, ainda temos, em pleno século XXI, que discutir e lutar pelos nossos direitos, pela garantia de equidade e igualdade, para que cesse o genocídio da juventude negra nas periferias, para que os crimes de intolerância religiosa e racismo institucional não mais perpetuem".

Promover eventos que valorizem a história e cultura dos povos africanos, afro-brasileiros e indígenas, a importância desses povos na construção histórica, cultural política e social do país é um dos deveres do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - Neabi, presente no Campus Itapina. A Política que instituiu o Neabi foi pensada de acordo com as leis 10.639/2003, 11.645/2008 e de ações afirmativas que versam sobre a inclusão de temáticas referentes à história e trajetória dos negros e indígenas no Brasil nos Ensinos Básico, Técnico e Superior. No Ifes Campus Itapina, essas temáticas estão incluídas nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.

Segundo Elisangela, "a data de 20 de novembro é uma data de fundamental importância, de resistência e de problematização das questões que ainda não foram resolvidas, principalmente no que diz respeito a nossa esfera particular da educação, para desconstruir pensamentos e práticas antirracistas, e promover uma educação humana e humanizadora. Vamos juntos refletir e discutir o racismo, a discriminação racial dentro de concepções teóricas da decolonialidade através de um pensamento que se desprende de uma lógica de um único mundo possível e se abre para uma pluralidade de vozes e caminhos. Tratando-se da busca pelo direito à diferença e uma abertura para a alteridade e a empatia".

A programação é gratuita e os participantes poderão receber certificado de participação.

Programação

24/11/2020 - terça-feira

Abertura: 18:30

Momento Musical:

Douglas Santhos – Músico, cantor e violonista.

A arte da música, nos encanta e nos faz cantar e refletir nosso cotidiano.

  • Sorriso Negro – Ivone Lara

  • Cordeiro de Nanã – Mateus Aleluia

  • Coisa de Pele – Jorge Aragão

  • Olhos Coloridos – Sandra de Sá

19h -Palestra:

Tema: O pensamento decolonial: análise, desafios e perspectivas.

Palestrante: Suelen Pereira Estevan da Silva

Licenciada em Educação do Campo - UFRRJ

Mestra em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação, contextos Contemporâneos e Demandas Populares. PPGEDUC – UFRRJ

Linha de pesquisa: Questão racial, comunidades tradicionais e formação de sujeitos.

25/11/2020 quarta-feira

Horário: 18:30

Momento Cultural: Roda de Capoeira / Grupo Malungos do Bairro Colúmbia – Colatina ES – Profº Miguel Lima

19h - Palestra:

Tema: A luta contra o Racismo cotidiano

Palestrante: Dério José Faustino Junior

É graduado em Administração de Empresas pela faculdade São Geraldo; Mestre em Administração pela Universidade Federal do ES;

Sua linha de pesquisa é a questão dos Servidores Negros do Ifes – preconceitos, discriminações e racismos; é servidor do Ifes - Campus Cariacica.

Inscrição no link: https://www.even3.com.br/neabiitapina

A programação será transmitida pelo canal do youtube.

https://www.youtube.com/c/Neabiifesitapina

Intérpretes: Karla Percília e Carla Rejane Caetano.

Clique aqui para acessar o site do Neabi.

registrado em:
Fim do conteúdo da página