Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Comissão Setorial de Avaliação Institucional

Publicado: Sexta, 20 de Abril de 2018, 11h37 | Última atualização em Terça, 31 de Maio de 2022, 13h10

Índice de Artigos

 

 

 

 

 

A Comissão Setorial de Avaliação Institucional - CSAI é um órgão de assessoramento à Comissão de Avaliação Institucional - CPA, para coordenar e implementar o processo de autoavaliação da Instituição, nas áreas acadêmica e administrativa, de acordo com as diretrizes estabelecidas nacionalmente pelo Ministério da Educação. 

A Comissão Setorial de Avaliação Institucional - CSAI tem sua composição e competência definidas em regulamento próprio, elaborado em conformidade com a Lei Federal.

A CSAI do Campus Itapina foi designada pela Portaria nº 292 de 24 de outubro de 2016 e Recomposta pela Portaria nº 186 de 23 de agosto de 2017. 

A CSAI está localizada no Prédio Administrativo, ao lado da sala de reuniões. 

 

Conheça os representantes, por seguimento, na CSAI do Campus Itapina:

Representantes dos Docentes: Filicio Mulinari e Silva

Representantes dos Técnicos Administrativos em Educação: Kamila Mascarenhas Machado

Repesentantes do corpo Discente: Cezar Mauri Netto

 

Clique aqui e acesse a Portaria nº 186 de 23 de agosto de 2017 - Revogada

Clique aqui e acesse a Portaria nº 318 de 24 de outubro de 2019 

Clique aqui e acesse a Portaria nº 97 de 12/05/2022 - Revogada

Clique aqui e acesse o Regimento Interno da CPA. 

Clique aqui e acesse o Resolução do Conselho Superior n° 20/2018, de 13 de Julho de 2018. 

Clique aqui e acesse o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI

Para saber mais sobre a Lei nº 10.861/14, clique aqui.

 

Conheça a CSAI:

Apresentação

A avaliação é uma ferramenta de gestão que auxilia a administração a conhecer as potencialidades e as carências da instituição, subsidiando tomada de decisões, com vistas à melhoria e a manutenção da qualidade da gestão, do ensino, pesquisa e extensão.

A Avaliação Institucional foi estabelecida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Instituído pela Lei nº 10.861/2004, o Sinaes organiza-se como sistema de avaliação global, integrando três modalidades:

Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies), que estabelece como procedimentos a autoavaliação e a avaliação externa in loco;

Avaliação do Desempenho dos Estudantes, realizada mediante aplicação do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade);

Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG), com a obrigatoriedade de visitas por comissões de especialistas das respectivas áreas de conhecimento.

CPA

Estabelecida pelo Sinaes, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada, que tem por atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), consideradas as diretrizes, critérios e estratégias emanadas da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). A Lei estabelece, ainda, como diretriz, que a CPA terá atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição.

Para colaborar na condução da Autoavaliação Institucional em cada Campus do Ifes, foram criadas as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), que desenvolvem as atividades juntamente com a CPA. As CSAs têm a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de autoavaliação do seu respectivo Campus.

A Avaliação Institucional proposta pela CPA/Ifes, adota uma metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões, as opiniões de toda a comunidade acadêmica, favorecendo a convergência dos canais de comunicação em torno dos objetivos comuns, bem como a busca compartilhada de soluções para os problemas apresentados.

O Processo de Avaliação Institucional compreende várias etapas: planejamento, consolidação do processo, elaboração de relatório e programa de redirecionamento do processo educativo. São avaliadas todos as dimensões com as quais a gestão institucional do Ifes estabelece influência direta.

Autoavaliação

Na perspectiva de atender às necessidades de regulação do Estado e institucionalizar uma prática sistemática de avaliação, a CPA realiza, periodicamente, a Autoavaliação Institucional (global e dos aspectos didático-pedagógicos), de acordo com o Sinaes, articulando regulação e avaliação educativa, de forma a possibilitar a participação dos segmentos da comunidade interna – alunos, docentes e técnicos-administrativos – e da comunidade externa – pesquisa junto aos egressos.

Por compreender que a melhor forma de se autoavaliar é através de uma avaliação participativa e global, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) decidiu envolver na sua análise todos os níveis e modalidades de ensino do Ifes e não somente a Educação Superior. Assim, a autoavaliação no Ifes contempla todos os cursos de graduação e pós-graduação, assim como o ensino médio e os cursos técnicos, divididos nas seguintes modalidades: integrado concomitante, subsequente e Proeja – Educação de Jovens e Adultos.

A autoavaliação é realizada por meio de aplicação de questionários eletrônicos. Conheça os instrumentos.

Avaliação Externa

Esta etapa complementa a Autoavaliação, visando definir o Perfil Institucional. Enquanto a Autoavaliação ou Avaliação Interna é conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a Avaliação Externa está sob a responsabilidade de uma Comissão de Avaliadores designada pelo MEC.

A visita in loco tem o objetivo de avaliar a instituição de acordo com as dez dimensões definidas no SINAES, utilizando o Instrumento de Avaliação Externa que estabelece pesos específicos para cada uma das dimensões, sendo avaliadas as ações institucionais em articulação com o PDI.

A Agenda de Trabalho da Comissão Externa prevê, entre outros aspectos, realização de reuniões com dirigentes, professores, técnicos, pesquisadores e membros da CPA; visita às instalações físicas dos cursos (salas de aulas, laboratórios, biblioteca, etc.); análise de documentos institucionais (PDI, Atas dos Conselhos, Colegiados, Planos de Cursos, CV Lattes dos docentes, projetos, etc.).

 

 

Entre em contato conosco: (27) 3357-7505 - CPA - Reitoria

Entre em contato conosco: (27) 3723-1226 - CSAI - Itapina

 

Página da Avaliação Institucional

registrado em:
Fim do conteúdo da página